As evidências do PPP estão relacionadas com a ampliação da qualidade do ensino-aprendizagem e com a valorização – reconhecimento - superação das dificuldades do contexto escolar.
A visão de futuro e missão enquadra-se na importância da educação para formar cidadãos críticos e conscientes da sua realidade, buscando transformá-la.
O pensamento dominante é o perfil sócio-econômico dos discentes, os quais são de classe baixa e média baixa, logo, os interesses estão voltados para o imediatismo da remuneração e na busca da sobrevivência, dificultando assim o processo educativo. Portanto a escola retrata como missão assegurar um ensino de qualidade, que proporcione o despertar para um futuro melhor.
O corpo docente é numeroso, portanto os currículos e os saberes locais são diversificados, mas em resumo podemos dizer que a maioria é de professores efetivos e pós-graduados.
O papel da comunidade é contribuir, fortalecer, participar de todas as atividades realizadas na escola, e assim compartilhar do programa de gestão.
A gestão tem por função adotar normas de planejamento e administração democrática; promover a comunicação entre escola, pais e comunidade para fortalecer
o processo de gestão; priorizar as necessidades básicas da escola; monitorar os resultados educacionais; contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos, tendo por meta elevar o índice de aprovação e diminuição de evasão escolar, colocando em prática todas as ações planejadas e acrescentando novas medidas que surgirão.
O planejamento do projeto político pedagógico está voltado às necessidades do desenvolvimento para a melhoria do atendimento educacional usando estratégias pedagógicas e didáticas com o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem do aluno, visando sempre o ensino de qualidade.
As metas estão relacionadas ao aumento no número de projetos vivenciados para melhoria do processo ensino-aprendizagem, utilizando estratégias inovadoras e criativas; promover espaço coletivo para troca de experiências, numa perspectiva de um ensino de qualidade e desenvolver ações que possibilitem superações das dificuldades apresentadas.
As ações de sustentabilidade são desenvolvidas principalmente no processo de ensino, através de projetos aplicados à realidade do aluno, promovendo palestras que retratam temas, incentivando a reciclagem e outras práticas de preservação do planeta (uso de água de forma econômica, não ser agente de poluição, etc.).
A educação baseada no processo de sustentabilidade deve ser libertadora para que possa contribuir com desenvolvimento, porque a realidade do nosso público alvo é conviver com o descaso das necessidades básicas, logo, o Planeta não precisa de socorro tão urgente já que se pode viver com o mínimo.
PROFESSORA ANA PAULA
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