sábado, 23 de abril de 2011

ANÁLISE DO PPP DA ESCOLA NESTOR GOMES

Observou-se em nosso Projeto Político Pedagógico a ausência de propostas voltadas exclusivamente para a questão ambiental. Talvez por uma excessiva preocupação com o aprendizado contéudista, a Educação Ambiental não foi contemplada na sua forma devida.

No entanto, a elaboração de projetos paralelos, podem suprir essa deficiência, tornando nossa escola um ambiente menos agressivo à natureza e mais educativo do ponto de vista ecológico. Desta forma, possibilitando que os conteúdos ambientais permeiem todas as disciplinas do currículo e seja contextualizada com a realidade da comunidade.

E nesse processo, o curso aqui vivenciado, será de grande valia, no sentido de orientação, dinamismo e de experiências, contribuindo de forma significativa, para a produção de projetos objetivando a efetivação da Educação Ambiental no contexto da Escola e também em uma produção do PPP mais voltada para a questão ambiental. Pois, a Educação Ambiental torna-se chave na medida em que cada um desperte seu potencial de contribuir para um mundo mais ético, aumentando sua responsabilidade de se engajar em processos que visem a um bem maior que priorize o respeito à vida.

O PPP da instituição orienta, e provoca ações com participação coletiva entre os seguimentos da instituição, tornando-se maior a possibilidade de que seus pressupostos sejam contemplados e que seu alcance seja o mais extenso possível.

No âmbito educacional, a construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) pressupõe a busca de autonomia da escola ao passo que procura viabilizar condições que possibilitem o exercício da cidadania ativa. Dentro deste contexto, uma característica marcante observada nessa análise, foi à garantia de participação, nos processos de planejamento do PPP, de vários seguimentos da escola, visando à tomada de decisões de maneira socializada.

Evidenciou-se que o Projeto Político-Pedagógico institucional implica a tomada de decisões, definição de intencionalidades e perfis profissionais, análise das condições reais e objetivas de trabalho, otimização de recursos humanos, físicos e financeiros, além de coordenar os esforços em direção a objetivos e compromissos futuros.

Dessa forma se faz mister, recuperarmos o tempo perdido com o já citado distanciamento do nosso PPP do problema ambiental e procurar com projetos paralelos superar essa dificuldade.

Algumas propostas de trabalho já surgiram de nossas discussões:

· Atividade: Contas de água e/ou de Luz, objetivos: Estimula o racionamento de energia elétrica e/ou da água, além do fator econômico; Utiliza o conhecimento produzido para além da sala de aula, aplicando na vida real; Enfoca a importância do gerenciamento sustentável dos recursos naturais;

· Atividade: Visita ao supermercado: Contextualiza conteúdos; Investigar o gerenciamento de Lixo local; Identifica as embalagens recicláveis;

· Atividade: identificação de elementos dos meios urbanos e rurais: Percebem ação do homem na modificação da paisagem induzindo mudanças de atitudes;

· Atividade: produção e/ou interpretação de textos : Induz os alunos a realizarem pesquisas para construção do conhecimento e para formação de opinião;

Nenhum comentário:

Postar um comentário