sábado, 23 de abril de 2011

PPP FERRAMENTA DE MUDANÇAS

As evidências do PPP estão relacionadas com a ampliação da qualidade do ensino-aprendizagem e com a valorização – reconhecimento - superação das dificuldades do contexto escolar.

A visão de futuro e missão enquadra-se na importância da educação para formar cidadãos críticos e conscientes da sua realidade, buscando transformá-la.

O pensamento dominante é o perfil sócio-econômico dos discentes, os quais são de classe baixa e média baixa, logo, os interesses estão voltados para o imediatismo da remuneração e na busca da sobrevivência, dificultando assim o processo educativo. Portanto a escola retrata como missão assegurar um ensino de qualidade, que proporcione o despertar para um futuro melhor.

O corpo docente é numeroso, portanto os currículos e os saberes locais são diversificados, mas em resumo podemos dizer que a maioria é de professores efetivos e pós-graduados.

O papel da comunidade é contribuir, fortalecer, participar de todas as atividades realizadas na escola, e assim compartilhar do programa de gestão.

A gestão tem por função adotar normas de planejamento e administração democrática; promover a comunicação entre escola, pais e comunidade para fortalecer

o processo de gestão; priorizar as necessidades básicas da escola; monitorar os resultados educacionais; contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos, tendo por meta elevar o índice de aprovação e diminuição de evasão escolar, colocando em prática todas as ações planejadas e acrescentando novas medidas que surgirão.

O planejamento do projeto político pedagógico está voltado às necessidades do desenvolvimento para a melhoria do atendimento educacional usando estratégias pedagógicas e didáticas com o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem do aluno, visando sempre o ensino de qualidade.

As metas estão relacionadas ao aumento no número de projetos vivenciados para melhoria do processo ensino-aprendizagem, utilizando estratégias inovadoras e criativas; promover espaço coletivo para troca de experiências, numa perspectiva de um ensino de qualidade e desenvolver ações que possibilitem superações das dificuldades apresentadas.

As ações de sustentabilidade são desenvolvidas principalmente no processo de ensino, através de projetos aplicados à realidade do aluno, promovendo palestras que retratam temas, incentivando a reciclagem e outras práticas de preservação do planeta (uso de água de forma econômica, não ser agente de poluição, etc.).

A educação baseada no processo de sustentabilidade deve ser libertadora para que possa contribuir com desenvolvimento, porque a realidade do nosso público alvo é conviver com o descaso das necessidades básicas, logo, o Planeta não precisa de socorro tão urgente já que se pode viver com o mínimo.

PROFESSORA ANA PAULA

PLANTA BAIXA COM ARREDORES

MEMORIAL DESCRITIVO DA ESCOLA

A escola Nestor Gomes situa-se com a frente na posição norte, a lateral direita ( área aberta que fica por trás das salas) a leste, a qual é nascente. A lateral esquerda é voltada a oeste, onde ocorre o pôr do sol, estando à quadra posicionada na área sul.

A planta foi elaborada por desenho manual, sendo a descrição das áreas computadorizada.

O entorno da escola possui poucos pontos comerciais tendo em vista a distância para as avenidas, onde há três lanchonetes na área frontal, uma pequena papelaria com serviço de xerox, um armazém de construção, um posto de saúde, uma escola infantil privada e duas escolas municipais. As habitações são na sua maioria residências, que foram se formando por invasão, causando assim muitos impactos ambientais, principalmente por falta de saneamento básico.

Os impactos ambientais causado pela escola são positivos e negativos. Os positivos são os seguintes: Conhecer o que são alterações ambientais; avaliar as conseqüências de ações que causam os impactos negativos; promover a educação ambiental.

Tratando-se dos impactos negativos podemos fazer referências ao teste da pegada ecológica, tendo em vista o quantitativo dos envolvidos no processo escolar é incalculável, mas passível de mudanças.

PLANTA BAIXA DA ESCOLA NESTOR GOMES PROFª ANA PAULA

ANÁLISE DO PPP DA ESCOLA NESTOR GOMES

Observou-se em nosso Projeto Político Pedagógico a ausência de propostas voltadas exclusivamente para a questão ambiental. Talvez por uma excessiva preocupação com o aprendizado contéudista, a Educação Ambiental não foi contemplada na sua forma devida.

No entanto, a elaboração de projetos paralelos, podem suprir essa deficiência, tornando nossa escola um ambiente menos agressivo à natureza e mais educativo do ponto de vista ecológico. Desta forma, possibilitando que os conteúdos ambientais permeiem todas as disciplinas do currículo e seja contextualizada com a realidade da comunidade.

E nesse processo, o curso aqui vivenciado, será de grande valia, no sentido de orientação, dinamismo e de experiências, contribuindo de forma significativa, para a produção de projetos objetivando a efetivação da Educação Ambiental no contexto da Escola e também em uma produção do PPP mais voltada para a questão ambiental. Pois, a Educação Ambiental torna-se chave na medida em que cada um desperte seu potencial de contribuir para um mundo mais ético, aumentando sua responsabilidade de se engajar em processos que visem a um bem maior que priorize o respeito à vida.

O PPP da instituição orienta, e provoca ações com participação coletiva entre os seguimentos da instituição, tornando-se maior a possibilidade de que seus pressupostos sejam contemplados e que seu alcance seja o mais extenso possível.

No âmbito educacional, a construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) pressupõe a busca de autonomia da escola ao passo que procura viabilizar condições que possibilitem o exercício da cidadania ativa. Dentro deste contexto, uma característica marcante observada nessa análise, foi à garantia de participação, nos processos de planejamento do PPP, de vários seguimentos da escola, visando à tomada de decisões de maneira socializada.

Evidenciou-se que o Projeto Político-Pedagógico institucional implica a tomada de decisões, definição de intencionalidades e perfis profissionais, análise das condições reais e objetivas de trabalho, otimização de recursos humanos, físicos e financeiros, além de coordenar os esforços em direção a objetivos e compromissos futuros.

Dessa forma se faz mister, recuperarmos o tempo perdido com o já citado distanciamento do nosso PPP do problema ambiental e procurar com projetos paralelos superar essa dificuldade.

Algumas propostas de trabalho já surgiram de nossas discussões:

· Atividade: Contas de água e/ou de Luz, objetivos: Estimula o racionamento de energia elétrica e/ou da água, além do fator econômico; Utiliza o conhecimento produzido para além da sala de aula, aplicando na vida real; Enfoca a importância do gerenciamento sustentável dos recursos naturais;

· Atividade: Visita ao supermercado: Contextualiza conteúdos; Investigar o gerenciamento de Lixo local; Identifica as embalagens recicláveis;

· Atividade: identificação de elementos dos meios urbanos e rurais: Percebem ação do homem na modificação da paisagem induzindo mudanças de atitudes;

· Atividade: produção e/ou interpretação de textos : Induz os alunos a realizarem pesquisas para construção do conhecimento e para formação de opinião;